Linhas de Elvas
Elióptica - Cuidamos da sua visão
Nutriprado
Sanielvas 358x90 - Nov17
Linhas PDF

Um Coletivo promove residência artística de Marc Xavier

14 Abril 2016

A associação cultural "Um Coletivo" apresenta, de 11 a 24 de Abril, em Elvas, uma residência artística de Marc Xavier, intitulada "E Se...".

Trata-se de uma parceria entre "Um Coletivo" e a "Planetalquimia", cujo objectivo visa implicar a comunidade residente na criação de objetos artísticos contemporâneos, promovendo vínculos a projectos criativos e laços afectivos com os impulsionadores destes projetos.
A primeira residência, de Marc Xavier, decorre entre 10 e 24 de Abril, com apresentação no dia 21, em horário a designar, no espaço Alma, da rua da Cadeia.

O projecto de Marc Xavier

"E se…” pretende reflectir sobre as decisões que realizamos ao longo da nossa vida, e que nos transformam irreversivelmente. O ponto de partida deste espectáculo é a premissa de que em cada escolha que faço existe um Marc que segue essa decisão, e que existem tantos Marcs quantas as infinitas decisões que tomamos. Durante precisamente uma hora proponho a existência de um buraco negro virtual através de um ecrã de computador, ligando-me a possibilidades e projecções de um outro presente.

O que é uma residência artística?
Segundo o dicionário, residência, é o nome dado para: domicílio; 2. Casa onde se reside, morada; 3. Casa de habitação dada pelo governo, autoridades locais ou corporação, para certos funcionários residirem, enquanto exercerem as sua funções na localidade; 4. Habitação do pároco.
Falar em residência artística, em primeira instância, significa habitar o lugar onde se desenvolverá o trabalho, em diálogo com os demais contextos e integrantes da residência (artistas locais, artistas visitantes, produtores, curadores, público, funcionários, ascensoristas, seguranças, gato, cachorro, galo, etc.) a fim de produzir um trabalho artístico.