Coronavírus Covid-19
Linhas de Elvas
Camelo Maio 2020
El Faro - Abril 2020
Linhas em sua casa
Nabeiroauto - Maio 2020
Jocriauto 012020
Nabeiroauto - Maio 2020
Sanielvas 358x90 - Nov17
Jocriauto 012020

Nuno Mocinha desmente que existam novos casos

“Os casos que existem em Elvas são os mesmo 9 de sempre”, desmentindo assim as notícias “alarmistas” divulgadas pela Rádio Campanário.

22 Maio 2020

“Os casos que existem em Elvas são os mesmo 9 de sempre”, desmentindo assim as notícias “alarmistas” divulgadas pela Rádio Campanário.


“Os casos que existem são os mesmos nove de sempre. Há vários dias que não existem novos casos, facto confirmado aliás pelo boletim diário da Direcção-Geral de Saúde (DGS)”.
Segundo o autarca elvense, “ao início surgiam 8 casos, alterados depois, há mais de 15 dias, para 9 devido à nova metodologia de contagem, aliás bem explicada no site da DGS”.
Acontece que uma rádio da região, a Campanário, tem, repetidamente, anunciado que existem novos casos em Elvas, facto que tem causado alarmismo na população e comentários de diversa índole nas redes sociais. “É falso! Que interesse teria eu em mentir se fosse verdade?, refere o autarca.


Os casos de Elvas

O primeiro caso a surgir no concelho foi o da cidadã brasileira detida na fronteira do Caia pela GNR quando tentava introduzir droga no país, passando a salto a barreira alfandegária depois de ter sido proibida a sua entrada em Portugal.
Mais tarde surgiram três casos, todos da mesma família e um outro posteriormente.
No hospital de Santa Luzia, quatro novos casos foram testados positivamente, mas depois, em segundos testes, já testaram negativo.
“Não há mais casos a não ser estes”, garante Nuno Mocinha que refere ainda que, “segundo as regras, “se alguém residente neste concelho testar positivo em Almada, por exemplo, ficará registado no seu lugar de residência, podendo nem sequer cá estar”.
Este tipo de alarmismos, que poderão servir muitos interesses, são altamente lesivos para uma cidade e uma região que precisam urgentemente de ganhar confiança externa, constituindo um lugar seguro para os cidadãos nacionais virem passar as suas férias de verão, visitar os seus monumentos e apreciar a sua gastronomia.
“Os dados da DGS não mentem, e são públicos”, observa o presidente Nuno Mocinha.
Dos testes realizados nos últimos dias não se têm verificado quaisquer alterações, sendo necessário recuar até ao dia 17 de Abril, a última vez que as amostras deram resultado positivo.


Esta era a notícia publicada no diário on-line do linhas de Elvas, que poderá clicar abaixo, em notícia relacionada, onde, já no dia 18 de Abril de 2020, ou seja, há mais de um mês, o número relatado por Nuno Mocinha já era de nove infectados, os mesmos que hoje, dia 22 de Maio de 2020 se continuam a verificar.


“O concelho de Elvas não registou, nas últimas 24 horas, novos casos positivos de doentes infectados com coronavírus SARS-Cov-2, causador da Covid-19.
18 Abril 2020


O concelho de Elvas não registou, nas últimas 24 horas, novos casos positivos de doentes infectados com coronavírus SARS-Cov-2, causador da Covid-19.

A informação avançada ao jornal Linhas de Elvas foi confirmada pelo presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, que revelou não existir testes positivos a pessoas oriundas do concelho.

São nove o número total de casos de doentes infectados pela pandemia neste concelho alentejano”.

Noticias Relacionadas