Linhas de Elvas
Bricoelvas
Camelo Maio 2020
Elióptica 2020 - Proteja os olhos
El Faro - Julho 2020
Elióptica 2020 - Conselhos Oculares Lentes
CME Vote Roncas de Elvas
Nabeirauto - 2020
Sanielvas 358x90 - Nov17
Nabeirauto - 2020

Covid-19: Portugal fez mais de 300 mil testes desde 1 de Março

Portugal ultrapassou a barreira dos 300 mil testes realizados à doença covid-19, revelou hoje o secretário de Estado da Saúde, afirmando que este número é superior a países como a Noruega, a Suíça, a Itália e a Alemanha.

23 Abril 2020

Portugal ultrapassou a barreira dos 300 mil testes realizados à doença covid-19, revelou hoje o secretário de Estado da Saúde, afirmando que este número é superior a países como a Noruega, a Suíça, a Itália e a Alemanha.
"Portugal ultrapassou a barreira dos 300 mil testes realizados. Desde o dia 01 de março foram realizados cerca de 302 mil testes diagnóstico covid-19 no nosso país. Estamos a falar de uma testagem de 27.925 pessoas por milhão de habitantes, o que à data de hoje é superior a países como a Noruega, a Suíça, a Itália e a Alemanha", disse António Lacerda Sales.
O governante, que disse falava na conferência de imprensa diária para fazer o balanço da pandemia de covid-19 no país, acrescentou que cerca de 49% dos testes foram realizados em laboratórios públicos, 45% em laboratórios privados e 5% em outras instituições, nomeadamente académicas e militares.
"Há também cada vez mais utentes inseridos na plataforma Trace Covid. Neste momento são já mais de 135 mil nesta ferramenta que permite o seguimento através de cuidados de saúde primários dos doentes ou pessoas suspeitas", disse António Lacerda Sales.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, desse número relativo à Trace Covid, "mais de 30 mil estão em vigilância clínica".
"Gostava de deixar uma palavra de reconhecimento a todas as pessoas que estão doentes, em convalescença nas suas casas, respeitando o isolamento obrigatório e garantindo assim, não só a sua recuperação individual, mas protegendo a nossa saúde coletiva", disse o Governante.
António Lacerda Sales também precisou que "desde 09 de março foram transferidos cerca de 2.300 doentes de hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para unidades da rede nacional de cuidados continuados integrados".
E que, no mesmo período foram encontradas 230 respostas sociais, o que permitiu "libertar camas hospitalares cruciais nesta altura de maior pressão do sistema".
"Continuamos empenhados em garantir que o SNS continua a responder positivamente às diferentes fases da epidemia e o esforço de todos continua a ser tão determinante hoje como foi ontem", concluiu.