Coronavírus Covid-19
Linhas de Elvas
Camelo Maio 2020
Jocriauto 012020
Nabeiroauto - Maio 2020
Jocriauto 012020
Sanielvas 358x90 - Nov17
Nabeiroauto - Maio 2020

Covid-19: IP tem cerca de 100 colaboradores a apoiar controlo fronteiriço

A Infraestruturas de Portugal (IP) divulgou hoje que tem cerca de 100 colaboradores a cooperarem com as autoridades nos postos fronteiriços, com a implementação da sinalização de condicionamentos de trânsito e outras acções de suporte.

22 Abril 2020

A Infraestruturas de Portugal (IP) divulgou hoje que tem cerca de 100 colaboradores a cooperarem com as autoridades nos postos fronteiriços, com a implementação da sinalização de condicionamentos de trânsito e outras acções de suporte.
“A IP, no âmbito das suas competências e em colaboração com a GNR [Guarda Nacional Republicana] e com o SEF [Serviço de Estrangeiros e Fronteiras], tem disponibilizado equipas para a implementação da sinalização de condicionamentos de trânsito, tanto nos pontos de passagem autorizados como naqueles que foram totalmente encerrados, assim como outras condições logísticas de suporte às actividades das autoridades nos locais de fronteira”, lê-se num comunicado enviado pela empresa.
Assim, desde o início da implementação das medidas de controlo nas fronteiras, em 16 de Março, a IP tem no terreno cerca de 100 colaboradores e uma frota diversificada de viaturas, desde as Unidades Móveis de Intervenção e Assistência (UMIAS), utilizadas no apoio e fiscalização da rede, às Brigadas de Intervenção, que, por norma, executam trabalhos de reparação e manutenção nas vias.
A entidade que gere as infraestruturas ferroviárias e rodoviárias em Portugal disponibilizou, ainda, camiões equipados com grua, que são necessários à montagem dos condicionamentos de trânsito.
A IP esclarece também que as vias em que se localizam os 26 pontos de passagem fronteiriça terrestre entre Portugal e Espanha são tuteladas por entidades diferentes, sendo que uma diz respeito a uma concessão do Estado, quatro são da responsabilidade de municípios e as restantes são da sua jurisdição.
Dos nove pontos de passagem autorizados, a IP presta apoio em Valença (Viana do Castelo) – Tui, Vila Verde da Raia (Chaves) – Verín, Vila Verde de Ficalho (Beja) - Rosal de la Frontera e Vila Real de Santo António (Faro) – Aiamonte.
O controlo das fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha passou a ser realizado pelas autoridades policiais, a partir das 23:00 de 16 de Março e até 15 de Maio, tendo sido também suspensas as ligações ferroviárias entre os dois países.
Esta é uma das medidas adoptadas pelos governos português e espanhol para combater a propagação da pandemia de covid-19.
Neste momento, apenas é autorizada a passagem a transportes internacionais de mercadorias, trabalhadores transfronteiriços, entrada de cidadãos nacionais e dos titulares de autorização de residência nos respectivos países, saída dos cidadãos residentes noutro país, cônjuges ou equiparados e familiares até ao 1.º grau na linha recta, a título excepcional, para efeitos de reunião familiar, lembra a IP.

MPE // EA
Lusa