Coronavírus Covid-19
Linhas de Elvas
Camelo Maio 2020
Nabeiroauto - Maio 2020
Jocriauto 012020
Sanielvas 358x90 - Nov17
Nabeiroauto - Maio 2020
Jocriauto 012020

Campanha

Cidadãos oferecem ventiladores aos hospitais de Elvas e Portalegre

Iniciativa solidária de cidadãos de diversos concelhos da região vai permitir a compra de 4 ventiladores para os Hospitais de Elvas e Portalegre

20 Abril 2020

Quando a ideia surgiu e foi divulgada na rede WatsApp, no dia 27 de Março, a intenção era angariar fundos para a compra de um ventilador. O montante reunido destinava-se a ser entregue à ULSNA, que deveria adquirir o aparelho e decidir em que hospital seria alocado (Elvas ou Portalegre).

A forte adesão e a grande generosidade dos doadores ampliaram os objectivos da campanha, que foi dada por encerrada na sexta-feira, 17 de Abril. O valor alcançado, que ultrapassou os 44 mil euros, vai permitir a compra de 4 ventiladores. Dois deles, ambos portáteis, deverão ser entregues no Hospital de Santa Luzia. Os outros dois, um portátil e um fixo, serão oferecidos ao Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre. Manuel Caldeira Fernandes, promotor da iniciativa, informou que já “foi feita a encomenda e que é expectável que os equipamentos cheguem  dentro de 3 semanas, para posterior entrega às duas unidades hospitalares”. Também indicou que após o pagamento haverá um montante remanescente superior a 2 mil euros “que será encaminhado para lares do concelho de Elvas, para ajudar na aquisição de equipamento protector, a ser utilizado por funcionários e utentes”.

O ventilador pulmonar, um suporte essencial de vida para pacientes que não conseguem realizar autonomamente o movimento respiratório, transformou-se no equipamento mais importante na logística de combate à Covid-19 que já infectou mais de 22 206  portugueses e causou a morte 714 (números de domingo). O grau de imponderabilidade de propagação da pandemia faz temer as autoridades de saúde de que possa não haver ventiladores suficientes para as necessidades.