Coronavírus Covid-19
Linhas de Elvas
CCDRA 4º Trimestre 2019
Elióptica 2020 - 5
Nutriprado
El Faro - Primavera 2020
Nabeirauto Corsa
Jocriauto 012020
Assine Já
Nabeirauto Corsa
Sanielvas 358x90 - Nov17
Jocriauto 012020

Produtos podem ser entregues a partir de amanhã na portaria da unidade hospitalar

Hospital de Santa Luzia precisa de acetatos e frascos

Serviço de enfermagem solicita folhas de acetato de 300 micron para a elaboração de viseiras protectoras para os profissionais afectos a diversos serviços do Hospital.

26 Março 2020

Serviço de enfermagem solicita folhas de acetato de 300 micron para a elaboração de viseiras protectoras para os profissionais afectos a diversos serviços do Hospital.


O apelo surgiu há momentos nas redes sociais: “Sou enfermeira e trabalho no Hospital de Elvas.
Venho fazer um apelo a quem puder, de alguma forma, ajudar-me a encontrar alguém que tenha e pretenda fornecer folhas de acetato 300 micron para a elaboração de viseiras protectoras para os enfermeiros e auxiliares do meu serviço e outros serviços do Hospital. Alguém se disponibilizou a fazer as viseiras para nos oferecer, uma vez que tem impressora 3D e outro tipo de material necessário para a sua construção, mas faltam essas folhas de acetato, que não são muito fáceis de encontrar. Estes acetatos eram utilizados antigamente para as apresentações em retroprojetor. No momento, o que temos, são umas folhas semelhantes, mas que são mais maleáveis, não obtendo tanta eficácia na proteção do funcionário.
Se alguém puder ajudar, nem que seja apenas com a partilha deste post, agradeço”:

Igualmente fazem falta frascos idênticos aos da foto anexa, para serem utilizados com produtos desinfectantes.Frasco
Por favor, colabore com os profissionais de saúde do Hospital de Santa Luzia.
Os produtos solicitados podem ser entregues a partir de amanhã ao cuidado da enfermeira Catarina Aranha na portaria daquela unidade hospitalar elvense.


COVID-19

Comunicado de 26 de março de 2020


Na sequência da declaração, a 30 de janeiro de 2020, de Emergência de Saúde Pública de Âmbito Internacional pela Organização Mundial da Saúde a Região Alentejo acionou de imediato os mecanismos de Preparação e Resposta à Doença por novo Coronavírus (COVID-19), coordenados pela ARS Alentejo, em alinhamento com as orientações da DGS.
Têm sido divulgadas as recomendações nacionais para a população sobre as medidas de prevenção, nomeadamente o distanciamento social (evitar contacto próximo com outras pessoas), a adoção de medidas de higiene das mãos, de limpeza de objetos e superfícies e de etiqueta respiratória (não espirrar, tossir ou falar em direção a outros ou para as mãos), e o recurso preferencial ao contacto com a linha SNS 24 -808242424
A rede de saúde pública da Região, tem ativamente participado nas medidas de contenção, promovendo a avaliação de todos os casos suspeitos identificados, a vigilância de todos os casos que o justificaram e a investigação epidemiológica, em articulação com os recursos instalados SNS, LAM – Linha de Apoio ao Médico e Hospitais de referência, e os serviços de saúde da região.
Até ao dia 25 de Março foram diagnosticados 20 casos confirmados. A maioria resultou de infeções contraídas fora do país , ou fora da região Alentejo.
O aumento do número de casos na Região Alentejo é a evolução esperada na situação epidemiológica em curso, pelo que se deve manter a serenidade e evitar medidas discriminatórias e de invasão de privacidade dos casos e seus contactos.
Os serviços de saúde continuam o trabalho de deteção precoce, vigilância e controlo para minimizar o número de casos.
Importa, a nível individual e coletivo, manter as medidas que promovem a contenção da doença por parte de todos os cidadãos.
Saliento a necessidade de colaboração e apoio à atividade dos profissionais de saúde e dos agentes de proteção civil, confiantes de que todos estão a fazer o seu melhor.
Consciente de que o Alentejo e todos os que aqui residem e trabalham, saberão estar unidos na luta contra este desafio global enorme, não posso deixar de apelar à participação ativa de todos para que:
Sigam as recomendações que forem sendo difundidas, de acordo com a evolução da situação;

Se informem nas páginas da DGS e da ARS Alentejo, ULSNA, ULSBA, ULSLA e HESE: https://covid19.min-saude.pt/; https://www.dgs.pt/corona-virus, http://www.arsalentejo.min-saude.pt/Paginas/default.aspx ; http://www.ulsba.min-saude.pt/; http://www.ulsna.min-saude.pt/; http://www.ulsla.min-saude.pt/ e http://www.hevora.min-saude.pt/.

Em caso de necessidade liguem para o SNS 24 808242424

As medidas de isolamento social, não deixam de parte valores fundamentais como a solidariedade, a interajuda e o cuidar dos mais vulneráveis, tendo sempre presente as regras de distanciamento social, higiene das mãos e etiqueta respiratória.
Agradeço a participação de todos nesta luta, e um pedido para que não deixem que o Coronavírus estrague as nossas amizades.


Autoridade de Saúde Regional

Filomena de Oliveira Araújo