Linhas de Elvas
Elióptica - Cuidamos da sua visão
Nutriprado
Sanielvas 358x90 - Nov17
Linhas PDF

Test Drive

Fiat 500X DCT: Plenitude de espaço e emoção (C/FOTOS)

O Grupo A MatosCar é um grupo do sector automóvel com sede em Portalegre. Conta com três empresas que representam 20 marcas automóvel. Está presente em cinco distritos do país: Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja.

30 Março 2017

Experimentámos o novo Fiat 500X PopStar, caixa automática de dupla embraiagem (DCT) com seis velocidades, um pequeno "crossover" de características urbanas, segmento que tem vindo a registar nos últimos anos um assinalável crescimento no espaço europeu.
Estilo à parte, o 500X é incrivelmente fácil de conduzir e possui uma ampla aceleração, especialmente para um carro pequeno. O tamanho compacto e a altura aumentada fazem do 500X um veículo altamente manobrável e com muita visibilidade. Além disso, o “rugido” do escape é agradável para o ouvido, levando-nos a imaginar que conduzimos um veículo muito mais desportivo. Tudo é fácil de alcançar e a tecnologia (principalmente o rádio Uconnect) é perfeita para o uso diário. A bagageira, de 350 litros de capacidade, permite-nos transportar facilmente as compras e muito mais necessário ao dia a dia, pois espaço de carga é algo que não falta. O interior é espaçoso, confortável e bem acabado, com materiais agradáveis à vista e ao toque. Os bancos possuem apoio lateral.
Entre o equipamento, destaque para a câmara de marcha-atrás, travagem de emergência, aviso de saída de faixa, alerta de ângulo morto e sistema multimédia/navegação.
Quarto membro da mais moderna família "Cinquencento", depois do 500, do 500C, e do 500L, a nova versão 500X compreende seis motorizações a gasolina e diesel, com potências entre os 95 e os 170cv, dois tipos de tracção e três transmissões. O X é o primeiro 500 a ser integralmente concebido e desenvolvido pelo grupo FCA (Fiat Chrysler Automobile) e fabricado inteiramente em Itália.
Com estilo marcadamente italiano, o Fiat 500X apresenta dimensões compactas (4,25 metros de comprimento, 1,8 de largura e 1,6 de altura), e oferece a mesma distância entre eixos do Jeep Renegade (2,57m). A altura livre ao solo é de 179mm, o que permite ao 500X estar mais à vontade em terrenos difíceis

 EXPRESSIVO

O 500X transmite os valores que fizeram do 500 um ícone reconhecido em todo o mundo.
Basta um olhar para perceber os elementos herdados do modelo histórico: faróis duplos arredondados, forma trapezoidal a sobressair no capô, frisos cromados a ladear o logotipo FIAT e entradas de ar que fazem com que a frente pareça uma cara sorridente. Na traseira sobressaem os faróis separados, circundados por um aro brilhante, o óculo arredondado, o logotipo FIAT e o puxador cromado.

 TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA DCT COM DRIVE MODE SELECTOR
O modelo experimentado está equipado com uma inovadora transmissão automática de dupla embraiagem de 6 velocidades, concebida para quem procura mais performance e prazer de condução.
Duas caixas de velocidades paralelas permitem a mudança de relação de caixa sem interromper a tracção e sem perder potência durante as mudanças. Utilizada em modo automático, oferece uma condução particularmente confortável, cómoda e ideal para uma utilização citadina. O modo sequencial, por sua vez, privilegia uma condução mais desportiva.
Poderá seleccionar a modalidade de condução que mais lhe convier: Auto, Sport, All-Weather - que optimiza o comportamento dinâmico do 500X. Na modalidade Sport, o 500X DCT permite-lhe meter as mudanças da forma tradicional ou directamente e sequencialmente no volante, tipo Fórmula Um. Um prazer único que proporciona emoções muito, mas muito fortes.
A modalidade All-Weather é utilizada quando as condições meteorológicas são adversas, sentindo-se nitidamente a redução da velocidade ao mesmo tempo que aumenta a segurança e se sente o automóvel muito “mais agarrado” à estrada.

 PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS
O 500X Pop Star vem equipado, de série, com volante desportivo em pele com 3 raios de base rasa e com comandos de rádio, painel de instrumentos TFT monocromático de 3,5’’, faixa do tabliê da cor da carroçaria, travão de estacionamento eléctrico, vidros eléctricos dianteiros e traseiros, bancos dianteiros reguláveis em altura, capas dos espelhos retrovisores exteriores da cor da carroçaria, desactivação do airbag do passageiro de fácil acesso no tablier e ainda seis airbags (dianteiros; laterais dianteiros; cortina), jantes em liga leve de 17?, ar condicionado manual, rádio Uconnect™ 5’’ com ecrã táctil, streaming áudio Bluetooth com DAB, Cruise Control com limitador de velocidade e faróis de nevoeiro com função cornering, o que lhe proporciona melhor visibilidade, pois ilumina a trajectória interna da viatura ao curvar.
O rádio Uconnect™ LIVE com ecrã táctil de 5’’ dispõe de sistema de informação remota com sintonizador digital DAB, Mãos-livres Bluetooth® e streaming Áudio Bluetooth.
O modelo experimentado oferece-lhe ainda sistema de Navegação, da marca Tom Tom, de fácil leitura, bastante completo e simples de utilizar.

 MOTOR DIESEL 1.6 MULTIJET II DE 120cv
Notável turbo diesel que proporciona excelentes performances graças ao exponencial binário, garantindo fiabilidade e consumo reduzido. A tracção é dianteira.

Cilindrada (cm³): 1598
Emissões standard: Euro 6
Potência máx. CE: kW (cv) a rpm: 88 (120) a 3750
Binário máx. CE: Nm (kgm) a rpm: 320 (32,6) a 1750
Velocidade máxima (km/h): 186
Aceleração (s) - 0/100 km/h: 10,5
Consumo de combustível (l/100 Km) Directiva 2004/3/CE
Ciclo urbano: 4,4 / 4,7
Ciclo extra urbano: 3,8 / 3,8
Ciclo combinado: 4,0 / 4,1
Emissões de CO2 (g/km): 107 (JLL17”) / 109 (JLL16” ou JLL18”)

 SOBRE O GRUPO A MATOSCAR
O Grupo A MatosCar é um grupo do sector automóvel com sede em Portalegre. Conta com três empresas que representam 20 marcas automóvel. Está presente em cinco distritos do país: Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja.

Lubripor: concessionário Fiat nos distritos de Portalegre, Évora e Guarda
Rua D. Nuno Álvares Pereira, Nº 20, Portalegre
t: 245 302 090
www.amatoscar.pt
www.facebook.com/amatoscar