Linhas de Elvas
Nutriprado
Elióptica - Cuidamos da sua visão
Sanielvas 358x90
Sanielvas 358x90

CCDR Alentejo - EUROACE

EUROACE recebe Conferência Anual da Associação das Regiões Fronteiriças da Europa

Entre 26 e 28 de Outubro de 2017 a EUROACE irá receber e acompanhar a Conferência Anual da Associação das Regiões Fronteiriças da Europa (ARFE).

11 Outubro 2017

O evento assinala os 750 anos do Tratado de Badajoz, assinado nesta cidade em 1267, e que estabeleceu entre os dois Estados da Península os limites da fronteira que ainda hoje é considerada uma das mais estáveis e duradouras da Europa.

A ARFE associou-se assim à efeméride, realizando no espaço fronteiriço entre a Extremadura e o Alentejo, ambas regiões-membro daquela Associação, a sua Conferência Anual, este ano subordinada ao tema “Periferia - No Centro de Coesão”. A Conferência compreenderá quatro sessões diferentes para abordar questões como a "Cooperação transfronteiriça à luz do 7º Relatório de Coesão", “Cooperação transfronteiriça como força motriz para a futura coesão europeia", "Economia circular nas regiões fronteiriças" e "Geração de sociedades de cooperação transfronteiriça”.

Composta por mais de uma centena de regiões e de Eurorregiões de toda a Europa, a ARFE dedica a sua actividade à defesa dos interesses estratégicos comuns das regiões junto das instituições europeias, desenvolve task forces temáticas sobre os problemas cadentes das políticas de coesão e cooperação territoriais, promove trocas de experiências e conhecimentos e propõe e coordena projectos de cooperação em diferentes áreas e espaços internacionais.

Esta ocasião reveste-se também de uma importância acrescida para os seus membros, pelo facto de se reunir o Comité Executivo e posteriormente a Assembleia Geral, que vai eleger o novo Presidente da Associação, pois o anterior, o Sr. Karl-Heinz Lambertz, foi eleito em Julho passado Presidente do Comité Europeu das Regiões.

Nos dias 23, 24 e 25 decorrerão ainda alguns eventos “pré-conferência”, dedicados a temáticas de cooperação transfronteiriça, nomeadamente o Fórum/Workshop Cooperação Transfronteiriça – América Latina para conclusão do Projeto de Assistência Técnica com a Agência Extremenha de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento  (AEXCID) e a apresentação do relatório das actividades levadas a cabo pela ARFE na América Latina entre 2010 e 2017; a Escola de Cooperação Transfronteiriça, promovida pela Universidade de Radboud, Província de Gelderland, Eurorregião Rhine-Waal, ARFE em colaboração com a Universidade da Extremadura e o Workshop da Comissão Europeia pela DG REGIO sobre os “Obstáculos à cooperação transfronteiriça”, respectivamente.

O diversificado programa oferecerá também oportunidade aos seus participantes para conhecerem e apreciarem o território da EUROACE e verificar presencialmente e “in loco” alguns resultados do trabalho conjunto que tem vindo a ser realizado, nomeadamente através do projecto GITEUROACE, o qual aposta fortemente na promoção, divulgação e internacionalização desta Eurorregião.