Linhas de Elvas
Nutriprado
Elióptica - Cuidamos da sua visão
Linhas Rádio
Sanielvas 358x90 - Nov17
Linhas PDF
Linhas Rádio
Sanielvas 358x90 - Nov17

Conferência Europeia sobre Inovação 2017

Aqualia analisou os desafios da água no Porto

O congresso enquadrou-se dentro da Porto Water Innovation Week, que reuniu mais de 800 profissionais do sector e que ainda contou com a realização da Mayors and Water Conference 2017 e da Water Innovation Lab Europe Porto 2017.

03 Outubro 2017

Durante a passada semana, a cidade do Porto, converteu-se na capital europeia da água e da inovação. Os três grandes eventos da Porto Water Innovation Week (a EIP Water Conference 2017, a Mayors and Water Conference 2017 e a Water Innovation Lab Europe Porto 2017) reuniram mais de 800 participantes, entre eles directores e técnicos de empresas de serviços públicos, líderes políticos, reguladores, representantes da indústria e da agricultura, investigadores, delegados de empresas de tecnologia, empresas emergentes e PME’s, investidores e jovens profissionais.

Estes eventos foram acolhidos pelo município do Porto e contaram com o apoio institucional da Comissão Europeia e do Governo português.

Apresentações sobre economia circular e cuidado com o meio ambiente

A Aqualia teve uma importante participação no evento, disponibilizando Frank Rogalla, director do departamento de Inovação e Tecnologia; Eva Martinez, responsável pela Área de Gestão Inteligente do mesmo departamento e José Ramón Vazquez, responsável da Área de Qualidade da mesma unidade.

Todos ofereceram excelentes propostas no âmbito dos temas deste evento. Na sua intervenção, Frank Rogalla interveio na sessão “Water and the Circular Economy, Part 3 – Cities and Water”, expondo a sua apresentação “A circular vision of a Smart Water Service. Já Eva Martinez, participou na sessão “Innovations for Implementing EU Water Legislation”, e apresentou o estudo “Wastewater – source of bioenergy and clean water: The All-Gas and Incover demonstration projects”. Por fim, José Ramón Vazquez dedicou a sua intervenção ao tema “Curving the line to accelerated resource recovery: The Life Memory, INCOVER and RUN4LIFE projects, and a closer look at resource recovery factories” na sessão “Water and the Circular Economy, Part 2 – Agriculture”.

As três intervenções serviram para demonstrar o compromisso da Aqualia com o uso responsável dos recursos, o desenvolvimento de uma economia circular e a preocupação em cuidar o meio ambiente. Segundo Frank Rogalla “há muita vida na gestão do ciclo integral da água”, numa alusão clara aos projectos do programa meio ambiental LIFE da Comissão Europeia que a Aqualia está a desenvolver.

Além da situação atrás referida, Frank Rogalla também participou na jornada paralela “Boosting Research & Innovation in the Water Sector: The Impact of EU-funded actions” organizada pela EIP com um póster sobre o projecto Run4Life, uma ambiciosa linha de investigação que pretende estabelecer uma estratégia alternativa para melhorar as taxas de recuperação dos nutrientes das estações de tratamento de águas residuais, com o objectivo de, posteriormente serem utilizados como fertilizantes.

O município do Porto foi o anfitrião da Semana da Inovação, dentro da qual se celebrou a EIP (European Innovation Partnership) Water Conference. O evento contou com o apoio institucional da Comissão Europeia e do Governo português. A sua celebração transformou-se num excepcional ponto de encontro para as principais vozes e líderes internacionais do sector da água e da inovação, permitindo o debate sobre questões chave às quais o mundo se enfrenta na actualidade: como melhorar o acesso do financiamento à inovação, como facilitar a aquisição da inovação aos utilizadores finais, como desenvolver regulamentos e leis favoráveis à inovação, como facilitar o acesso aos resultados através de plataformas abertas e como construir complexas associações europeias que enquadrem as diferentes partes interessadas e estreitem os laços e a colaboração entre estas.

Aqualia - Conferência no PortoAqualia - Conferência no Porto