acerca el otoño
Linhas de Elvas
Nutriprado
Elióptica - Cuidamos da sua visão
Sanielvas 358x90
Sanielvas 358x90

Testes de autoestradas para carros autónomos passam por Elvas

Europa avança com autoestradas prioritárias para carros autónomos

27 Setembro 2017

A Comissão Europeia assinou, com vários países, incluindo Portugal, e indústrias, um acordo para a criação de corredores transfronteiriços de desenvolvimento da mobilidade autónoma.

Acordo este que surge na sequência de uma carta de intenções, assinada em Junho por alguns países da União Europeia, em que são definidos os princípios que possibilitarão a circulação de veículos de mobilidade autónoma (sem condutor). Entre outros pontos, esta carta assinada por Portugal, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Noruega, Polónia, Roménia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Suécia e Suíça, visava o trabalho conjunto entre os 29 países assinantes, na definição de itinerários ou corredores transfronteiriços para a realização dos testes.

Entre as estradas onde se realizarão os primeiros testes para estradas ligadas e automatizadas, com dois eixos, está o troço Évora-Mérida (passando por Elvas). Ainda em Portugal será testada a estrada Porto-Vigo.