acerca otoño 2
Linhas de Elvas
Elióptica - Cuidamos da sua visão
Nutriprado
Sanielvas 358x90
Linhas PDF

Na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior

Politécnico de Portalegre garante colocação de 231 estudantes

Apesar de um número positivo no número de vagas preenchidas, o distrito de Portalegre ainda é, no país, aquele que menos atrai alunos no ensino superior.

10 Setembro 2017

Na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior de 2017, o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) vê colocados 231 novos estudantes, atingindo uma taxa de colocação de 45%.

Os cursos de Jornalismo e Comunicação; Turismo; Design de Animação e Multimédia; Administração de Publicidade e Marketing e Enfermagem mantêm um índice significativo de procura. Pelo contrário, são os cursos de regime pós-laboral e das áreas das Tecnologias e da Agronomia que continuam a registar menor procura.

A taxa de preenchimento das vagas iniciais já atinge 102%, considerando o acréscimo de 290 novos candidatos a ingressar em licenciaturas, por via dos concursos especiais (onde se inclui o Concurso para Candidatos Maiores de 23 anos, titulares de Cursos de Técnicos Superiores Profissionais e titulares de Cursos Superiores), Regime de Reingresso, Mudanças de Curso e Transferências, bem como de Estudantes Internacionais.

"É de assinalar que o número de candidatos ao abrigo do estatuto dos Estudantes Internacionais triplicou em relação ao ano anterior", refere fonte do IPP.

Para além da oferta formativa de 1º ciclo (licenciaturas), está a decorrer o período de candidaturas aos cursos de 2º ciclo (mestrados) e aos cursos técnicos superiores profissionais.

Entre colocados na 1.ª fase e candidatos na 2.ª fase estão assegurados 176 alunos para os CTeSP. Também aqui se regista um crescimento superior a 20% em relação ao ano anterior.

De acordo com o IPP, "é praticamente garantido que o número global de alunos na instituição continua a crescer, contudo, não podemos ignorar, ainda assim, que o distrito de Portalegre é aquele que continua a apresentar o menor número de candidatos ao ensino superior".

Noticias Relacionadas