Linhas de Elvas
Alentejo 2020 - Projectos aprovados
Nutriprado
Sanielvas 358x90
Sanielvas 358x90

Alentejo cresceu 18,7% em turistas internacionais

Euro Região EUROACE (Extremadura, o Alentejo e o Centro de Portugal) com crescimento muito significativo de turistas oriundos dos mercados externos.

08 Setembro 2017

No primeiro semestre do ano corrente o Alentejo cresceu 18,7% em turistas internacionais levando ao aumento de 14,6% de dormidas enquanto a Extremadura registou uma subida de 13,3% em turistas estrangeiros, resultando no crescimento de 14,8% de dormidas.

No dia 6 de Setembro, teve lugar, em Estremoz, uma reunião que contou com o presidente da Agência de Promoção Turística do Alentejo, Vítor Silva, o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, António Ceia da Silva, o Director Geral de Turismo de Extremadura, Francisco Martins, o Vice-Presidente da Entidade Regional de Turismo e também da Agência de Promoção Turística do Centro Jorge Loureiro, e António Lacerda, Director executivo da Agência de Promoção Turística do Alentejo. Na sessão foram discutidos os números positivos destes indicadores e desenhada uma estratégia convergente entre as três regiões.

Os responsáveis das entidades de turismo das três regiões acordaram ainda prosseguir uma abordagem integrada para mercados de longa transferência (long haul), nomeadamente no mercado da China, anunciando uma presença articulada no workshop “World Bridge Tourism – 2018 EU – CHINA TOURISM YEAR”, a decorrer nos dias 2 e 3 de Novembro em Londres.

Foi elaborado um projecto comum para financiar a estratégia escolhida que será presente a um próximo aviso da iniciativa comunitária POCTEP 2014-2020.

 

Nota:
Aprovado pela Comissão Europeia, a 12 de Fevereiro de 2015, o programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020 é o resultado directo da experiência favorável que, desde 1989, envolveu a cooperação na fronteira entre os dois países, que permitiu e pretende continuar a avançar na melhoria da qualidade de vida dos habitantes do Espaço de Cooperação.