Linhas de Elvas
Nutriprado
Elióptica - Cuidamos da sua visão
Sanielvas 358x90 - Nov17
Linhas PDF

Temperaturas poderão atingir os 42 graus no fim-de-semana

Devido a uma massa de ar quente e seco proveniente do interior da Península Ibérica, prevê-se uma subida gradual das temperaturas.

18 Agosto 2017

Devido a uma massa de ar quente e seco proveniente do interior da Península Ibérica, prevê-se uma subida gradual dos valores da temperatura do ar no próximo fim-de-semana, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Assim, as temperaturas máximas deverão subir a partir de dia 19 e até dia 20, especialmente no litoral Norte e Centro, com valores da máxima que, no dia 20, tendem a variar entre 33°C e 40°C na generalidade do território, exceptuando a faixa costeira, onde a temperatura será genericamente inferior a 30°C.
No entanto, poder-se-ão atingir valores de 40/42°C, em particular na zona do vale do Tejo, na parte interior da região Centro e interior do Alentejo. As temperaturas mínimas do ar deverão subir igualmente, sobretudo na madrugada de dia 20, com valores próximos de 20°C na noite de sábado para domingo e de domingo para segunda-feira, em particular entre 20°C e 25°C nas terras altas dos distritos de Castelo Branco e Portalegre.
No dia 21, com a entrada de ar marítimo a partir da tarde, prevê-se uma descida dos valores da temperatura máxima do ar, nomeadamente no litoral Norte e Centro.
De acordo com a informação actual, o presente episódio corresponde a uma situação de tempo quente, com temperaturas máximas acima dos valores médios para a época do ano em alguns distritos, mas não significativamente acima dos referidos valores, pelo que não configura uma situação excepcional.