Linhas de Elvas
Nutriprado
Intermarché
Sanielvas 358x90
Sanielvas 358x90
Intermarché

Associação Coração Delta lança programa pioneiro para combater o desemprego jovem

Programa “PRO-MOVE-TE” foi apresentado no Fórum da Empregabilidade Jovem, que teve lugar em Campo Maior.

23 Junho 2017

A Associação Coração Delta, associação de solidariedade social do Grupo Nabeiro, apresentou, no passado dia 21 de Junho, no “Fórum de Empregabilidade Jovem no distrito de Portalegre”, um novo programa, o “PRO-MOVE-TE”, que tem como objectivo combater o desemprego jovem.
O “PRO-MOVE-TE” irá ser desenvolvido em nove localidades do Alentejo (Alter do Chão, Campo Maior, Elvas, Fronteira, Marvão, Nisa, Portalegre, Ponte de Sor e Sousel), entre 2017 e 2020, e pretende apoiar os jovens, contribuindo para o desenvolvimento de competências e auxiliá-los na inserção laboral.
O programa terá três edições por ano, num total de nove.
Na cerimónia de apresentação e assinatura do protocolo estiveram presentes o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, a ministra do Emprego e da Segurança Social de Espanha, Fátima Bañez, o presidente da Associação Coração Delta, Comendador Rui Nabeiro, e os representantes dos Municípios participantes.
Paralelamente foram apresentados os resultados do programa piloto Lanzaderas, uma iniciativa desenvolvida em Espanha pela Fundación Santa María la Real e que foi transferida para Portugal pela Associação Coração Delta, entidade coordenadora do CLDS 3G “Campo Maior Vila Solidária da Europa”.
Esta experiência piloto, que teve início em 2016, visava dar resposta ao problema social do desemprego jovem, sendo que alcançou uma taxa de 70% de inserção laboral.
“Hoje, a Associação Coração Delta dá mais um passo importante junto da nossa comunidade ao lançar um novo programa que visa ajudar os jovens desempregados e que possibilita a aquisição de novas competências e ferramentas para o seu dia-a-dia, enquanto colaborador de uma empresa, contribuindo no combate ao desemprego, um problema que tem afectado os jovens portugueses, sobretudo os do interior do País. Este programa vai ainda permitir contribuir para o desenvolvimento económico local e do País e consolidar a Rede Transfronteiriça de Apoio, Colaboração e Cooperação para a melhoria da empregabilidade jovem, nos dois lados da fronteira”, referiu o Comendador Rui Nabeiro.