Linhas de Elvas
Nutriprado
Elióptica - Cuidamos da sua visão
Linhas Rádio
Sanielvas 358x90 - Nov17
Linhas PDF
Linhas Rádio
Sanielvas 358x90 - Nov17

“A Menina dos Ossos de Cristal” esteve em Monforte

Livro da autoria de Ana Simão foi apresentado em Monforte no passado dia 11 de Maio.

19 Maio 2017

A Câmara Municipal de Monforte, através da sua Biblioteca, convidou Ana Simão a apresentar o livro da sua autoria intitulado “A Menina dos Ossos de Cristal”, obra literária autobiográfica reconhecida pelo Plano Nacional de Leitura.
O encontro decorreu no dia 11 de Maio, no auditório da Biblioteca, onde a escritora foi recebida pela vereadora da Cultura, Mariana Mota, e pela responsável pelos serviços da Biblioteca, Vitória Medalhas, e juntou pessoas de várias idades que ouviram contar na primeira pessoa o que é viver num corpo martirizado de tantas fracturas.
No livro, Ana Simão é Inês, escolhida para nascer com uma doença muito rara - Osteogénese Imperfeita (OI) -, vulgarmente conhecida como a “doença dos ossos de vidro”.
Inês tem uma existência rara, marcada por uma infância partilhada com Mefibosete, menino raro de Angola, com Quim, a quem tantas vezes Inês pede para ser as suas pernas, e com a família, que não sabe lidar com a sua doença.
A vivência marcante no meio hospitalar leva Inês a descobrir a felicidade nas coisas mais simples e banais e ensina-lhe muito sobre a finitude, a fragilidade, a sobrevivência e a vulnerabilidade humana.
Ana Simão é licenciada em Gestão de Recursos Humanos, com uma pós-graduação no ISCTE - Business School, Instituto Universitário de Lisboa. Trabalhou na Câmara Municipal de Santarém, onde exerceu funções de técnica superior na área da cultura, turismo e, ultimamente, na acção social.