merida enamora
Linhas de Elvas
Elioptica Dia da Crianca
Nutriprado
Sanielvas 358x90
MSCAR 358x90

“A Menina dos Ossos de Cristal” esteve em Monforte

Livro da autoria de Ana Simão foi apresentado em Monforte no passado dia 11 de Maio.

19 Maio 2017

A Câmara Municipal de Monforte, através da sua Biblioteca, convidou Ana Simão a apresentar o livro da sua autoria intitulado “A Menina dos Ossos de Cristal”, obra literária autobiográfica reconhecida pelo Plano Nacional de Leitura.
O encontro decorreu no dia 11 de Maio, no auditório da Biblioteca, onde a escritora foi recebida pela vereadora da Cultura, Mariana Mota, e pela responsável pelos serviços da Biblioteca, Vitória Medalhas, e juntou pessoas de várias idades que ouviram contar na primeira pessoa o que é viver num corpo martirizado de tantas fracturas.
No livro, Ana Simão é Inês, escolhida para nascer com uma doença muito rara - Osteogénese Imperfeita (OI) -, vulgarmente conhecida como a “doença dos ossos de vidro”.
Inês tem uma existência rara, marcada por uma infância partilhada com Mefibosete, menino raro de Angola, com Quim, a quem tantas vezes Inês pede para ser as suas pernas, e com a família, que não sabe lidar com a sua doença.
A vivência marcante no meio hospitalar leva Inês a descobrir a felicidade nas coisas mais simples e banais e ensina-lhe muito sobre a finitude, a fragilidade, a sobrevivência e a vulnerabilidade humana.
Ana Simão é licenciada em Gestão de Recursos Humanos, com uma pós-graduação no ISCTE - Business School, Instituto Universitário de Lisboa. Trabalhou na Câmara Municipal de Santarém, onde exerceu funções de técnica superior na área da cultura, turismo e, ultimamente, na acção social.