Linhas de Elvas
Nutriprado
Alentejo 2020 - Projectos aprovados
Sanielvas 358x90
Sanielvas 358x90

Elvas, Campo Maior e Badajoz

Perto de um milhão de euros para desenvolver Eurocidade

As localidades fronteiriças de Elvas, Campo Maior e Badajoz viram aprovado, por Bruxelas, o projecto “Eurobec”, o qual visa desenvolver a Eurocidade.

10 Maio 2017

As localidades fronteiriças de Elvas, Campo Maior e Badajoz viram aprovado, por Bruxelas, o projecto “Eurobec”, o qual visa desenvolver a Eurocidade.

São 968 mil euros de investimento, dos quais 726 mil euros vão ser comparticipados por fundos europeus. Apesar de rejeitado o projecto “Guardiões da Raia”, o “Eurobec” conheceu sorte diferente e foi aprovado na primeira convocatória do Programa Cooperação Transfronteiriça (POCTEP 2014-2020).

Na prática, o Ayuntamiento de Badajoz vai investir 723 mil euros e recebe 542 mil euros de apoios europeus. A Câmara Municipal de Elvas avança com 134 mil euros e de Bruxelas chegam 100 mil euros. Já o Município de Campo Maior investe 111 mil euros e conta com um apoio europeu de 75 por cento, ou seja, 83 mil euros.

O projecto “Eurobec” vem atribuir um “marco institucional da Eurocidade”, sublinha Francisco Fragoso, alcaide de Badajoz, explicando em seguida que cabe ao município espanhol “formar um grupo técnico dedicado a criar as estruturas de governança a vários níveis da Eurocidade, assim como elaborar um plano estratégico para assegurar a colaboração entre as três localidades.

Somam-se ainda 307 mil euros, os quais se destinam à Agencia Extremeña de la Energía com o objectivo de desenvolver acções de eficiência energética e de mobilidade entre Elvas e Badajoz.