Linhas de Elvas
Nutriprado
Sanielvas 358x90
Intermarché
Sanielvas 358x90
Intermarché

Campo Maior

Município esclarece comerciantes para melhorar serviço de recolha de resíduos porta-a-porta

Com o objectivo de aumentar os níveis de recolha selectiva, e atendendo às novas metas estipuladas pelo Plano Estratégico de Resíduos Sólidos Urbanos - PERSU 2020, o Município de Campo Maior pretende melhorar o serviço de recolha de resíduos porta-a-porta já existente para os estabelecimentos comerciais do concelho.

Foto: Arquivo

03 Maio 2017

Com o objectivo de aumentar os níveis de recolha selectiva, e atendendo às novas metas estipuladas pelo Plano Estratégico de Resíduos Sólidos Urbanos - PERSU 2020, o Município de Campo Maior pretende melhorar o serviço de recolha de resíduos porta-a-porta já existente para os estabelecimentos comerciais do concelho.
Desta forma, nos próximos dias 4 e 5 de Maio, a partir das 9 horas, elementos do Município de Campo Maior e da Valnor vão visitar os estabelecimentos comerciais do concelho, por forma a
esclarecer os comerciantes acerca deste serviço, disponibilizando contentores para a separação dos recicláveis (ECOBAGS), facilitando deste modo a respectiva separação das seguintes tipologias:

- VIDRO
- EMBALAGENS PLÁSTICO E METAL
- PAPEL E CARTÃO
- RESÍDUOS INDIFERENCIADOS

Com esta medida pretende-se não só alargar o número de estabelecimentos aderentes, formalizando a sua adesão, como também alargar a tipologia de resíduos recolhidos, uma vez que todos os resíduos recicláveis são recebidos pela Valnor de forma gratuita, desde que entregues devidamente separados, sendo que a mistura de resíduos (resíduos indiferenciados) é paga pelo Município. O principal objectivo da acção “+ Reciclagem + Ambiente” é recolher os resíduos recicláveis, por forma a garantir o seu correto encaminhamento para reciclagem.
Pretende-se também com esta solução, dar resposta a uma das lacunas detectadas a nível da
acessibilidade ao serviço de recolha de RSU no concelho, ou seja, verifica-se que na zona histórica de Campo Maior, que corresponde à zona mais antiga, não existem contentores com a distribuição adequada que permita o acesso dos moradores aos mesmos, a uma distância inferior a 100m. Esta situação é devida às características da zona, que não permite, com facilidade, a localização de contentores de RSU nas ruas.

Acresce ainda informar que os cidadãos têm o dever de participar activamente na correta triagem (separação), acondicionamento e deposição dos resíduos. É através da reciclagem dos resíduos que podemos reutilizá-los como matéria-prima no fabrico de novos produtos, diminuindo assim a consumo de recursos naturais.

De recordar que de Segunda a Sábado, entre as 7 e as 11 horas, a equipa do Município, afecta a este serviço, com uma viatura de caixa aberta, percorre toda a zona comercial para recolher em cada estabelecimento (no interior) todos os resíduos, devidamente separados e acondicionados. Estes serão posteriormente depositados em local próprio, nomeadamente Ecopontos e contentores para RSU indiferenciados, existentes nos Armazéns Municipais que, posteriormente serão enviados para a Valnor, por forma a serem devidamente valorizados.