Linhas de Elvas
Nutriprado
Alentejo 2020 - Projectos aprovados
Sanielvas 358x90
Sanielvas 358x90

Porque falhou a previsão meteorológica para as regiões Centro e Sul

Centro da depressão prevista deslocou-se 120 quilómetros para leste, pelo que a precipitação forte acabou por ocorrer em Espanha.

28 Abril 2017

O estado do tempo na parte sudoeste da Península Ibérica para o dia 28 de Abril foi condicionado por uma depressão, que deu origem a aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
No dia 27 de Abril, a previsão do IPMA para o dia seguinte baseava-se nos modelos numéricos disponíveis, em particular no do Centro Europeu para Previsões a Médio Prazo (ECMWF), que previa para as 12 UTC do dia 28 de Abril o centro da depressão a sudoeste do Cabo de S. Vicente (Algarve).
Na realidade, o centro da referida depressão, às 12 UTC do dia 28 de Abril, estava localizado cerca de 120 quilómetros para leste. O impacto desta diferença sobre o estado do tempo em Portugal “foi significativo”, explicou o IPMA.
Assim, a precipitação forte prevista para as regiões Centro e Sul do continente ocorreu sobre Espanha, tendo o valor de precipitação mais elevado sido registado ao início da manhã em Huelva (Andaluzia), com 41,6 mm numa hora.