merida enamora
Linhas de Elvas
Elioptica Dia da Crianca
Nutriprado
Sanielvas 358x90
MSCAR 358x90

Reguengos de Monsaraz

Ex-autarca e comendador vai ter avenida com o seu nome

O antigo presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, Victor Martelo, vai ter uma avenida com o seu nome junto às piscinas municipais da localidade.

21 Abril 2017

O antigo presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, Victor Martelo, vai ter uma avenida com o seu nome junto às piscinas municipais da localidade.

Victor Martelo

A Avenida Comendador Victor Martelo homenageia o ex-autarca que desempenhou funções como presidente da autarquia reguenguense entre 1977 e 2009.

A designação toponímica da Avenida Comendador Victor Martelo vai ser inaugurada no dia 25 de Abril, às 12 horas, no âmbito das comemorações do 43º aniversário do 25 de Abril.

A avenida localiza-se junto às piscinas municipais de Reguengos de Monsaraz, a obra que Victor Martelo considera a mais simbólica dos seus mandatos. Sempre que dispôs de verbas, optou por criar melhores condições de vida à população, pelo que na segunda metade da década de 1980, abdicou da construção das piscinas para poder instalar o saneamento básico em todas as freguesias do concelho. Em Julho de 1998, quando finalmente inaugura o complexo das piscinas municipais, sente um orgulho muito grande e considera essa a sua grande obra, pois era um desejo de há muitos anos dos seus munícipes.

Victor Martelo dedicou a sua vida a Reguengos de Monsaraz, onde nasceu a 1 de Setembro de 1933. Foi contabilista, músico, aprendeu três instrumentos musicais na Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense, criou um grupo de baile e esteve sempre envolvido em actividades associativas. Quando ganhou um casal de pombos numa rifa inscreveu-se no Grupo Columbófilo Albino Fialho, tendo chegado a ser campeão regional e nacional.

Tornou-se militante do Partido Socialista logo nos primeiros dias a seguir ao 25 de Abril, depois de estudar os programas dos diversos partidos políticos acabados de nascer, tendo desempenhado cargos a nível local, distrital e nacional. Foi eleito deputado. Esteve 10 minutos na Assembleia da República, assinou o livro de ponto, tomou posse e de seguida entregou a carta de renúncia ao mandato que já levava escrita de casa. Victor Martelo sempre acreditou que a sua presença junto dos seus munícipes era mais útil ao desenvolvimento do concelho.

Entre 1977 e 2009 promoveu numerosas obras no concelho, como a construção do Parque de Feiras e Exposições e a requalificação da vila medieval de Monsaraz, concretizando também o seu sonho de elevar Reguengos de Monsaraz à categoria administrativa de cidade, que aconteceu em 2004. Já afastado da vida autárquica, Victor Martelo foi condecorado pelo Presidente da República, Cavaco Silva, em 2015, com o Grau de Comendador da Ordem de Mérito.