Coronavírus Covid-19
Linhas de Elvas
Camelo Maio 2020
Bricoelvas
Elióptica 2020 - Proteja os olhos
El Faro - Campanha de Verão
Elióptica 2020 - Loja Online
Nabeirauto - Opel Mokka
Jocriauto 012020
Sanielvas 358x90 - Nov17
Nabeirauto - Opel Mokka
Jocriauto 012020

Ronca d'Elvas candidata às "Sete Maravilhas da Cultura Popular"

O concurso, promovido e transmitido pela RTP, vai ter lugar nos meses do Verão. As candidaturas ao concurso podem ser feitas até ao próximo dia 1 de Março

22 Janeiro 2020

A ronca, instrumento musical que acompanha os cantos de Natal em Elvas, vai concorrer no concurso "Sete Maravilhas da Cultura Popular”, uma candidatura que foi aprovada, esta quarta-feira, pela Câmara Municipal.

O concurso, promovido e transmitido pela RTP, vai ter lugar nos meses do Verão. As candidaturas ao concurso podem ser feitas até ao próximo dia 1 de Março.

A ronca é um membranofone de fricção constituído por uma estrutura cilíndrica com uma pele esticada numa das aberturas. É percutido por uma cana fixada no centro da membrana. O executante, com a mão molhada, fricciona a cana fazendo vibrar a pele e produzir um ronco.

A ronca é o instrumento musical que acompanha os cantos de Natal em Elvas. Com a existência do Grupo das Roncas d'Elvas a tradição tem vindo a ganhar cada vez maior expressão e, antigamente, cada um, de forma espontânea, trazia para as ruas a sua ronca. Os grupos tocam em conjunto e cantam à vez, improvisando sobre uma base poética tradicional. Este instrumento guarda-se em casa e só é usadas perto do Natal.