Coronavírus Covid-19
Linhas de Elvas
El Faro - Abril 2020
Linhas em sua casa
Elióptica 2020 - Páscoa
CCDRA 4º Trimestre 2019
Linhas de Elvas
Jocriauto 012020
Nabeiroauto - Abril 2020
Assine Já
Linhas de Elvas
Nabeiroauto - Abril 2020
Jocriauto 012020
Sanielvas 358x90 - Nov17

Alterações climáticas em destaque na Igreja do Salvador, em Évora

PHENOMENA inaugura esta quinta – feira, 12 de dezembro

São trinta imagens em exibição que representam o olhar de fotógrafos, amadores e profissionais, em resposta ao apelo do Concurso de fotografia PHENOMENA, sobre alterações climáticas.

11 Dezembro 2019

PHENOMENA é o nome da exposição de fotografia sobre alterações climáticas, que inaugura esta quinta-feira, 12 de dezembro, pelas 17h00, na Igreja do Salvador do Mundo, em Évora.

As trinta imagens em exibição representam o olhar de fotógrafos, amadores e profissionais, que responderam ao apelo do Concurso de fotografia PHENOMENA, sobre alterações climáticas, cujo propósito foi desafiar todos os cidadãos a focar a atenção sobre as mudanças ambientais em Portugal através da fotografia e, simultaneamente, homenagear um dos primeiros e mais reputados climatólogos Portugueses, o Professor João Corte Real.

 

Quase todos os dias ouvimos os alertas para o aumento da frequência de fenómenos climáticos extremos, secas, inundações, incêndios, para o aumento da temperatura, para a subida do nível dos oceanos, para a dificuldade de os governos baixarem os índices de dióxido de carbono na atmosfera e travarem as mudanças ambientais.  Hoje já estamos a experienciar essas mudanças, dramáticas para muitos, humanos e não humanos.
O que sabemos efetivamente sobre os fenómenos das mudanças ambientais? Como reconhecemos essas alterações? Que impacto têm nas nossas vidas e na de todos os que habitam o planeta Terra?
A exposição PHENOMENA coloca-nos em confronto com todas estas interrogações e com a necessidade de encontrarmos caminho para o seu entendimento, o qual é fundamental para a ação na resposta à emergência climática e ambiental. 

Esta mostra, com entrada livre, ficará patente ao público até 14 de fevereiro de 2020 e pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 16h00. Aos sábados das 11h00 às 13h00 e das 15h00 às 17h00. Posteriormente seguirá em itinerância para os municípios do Alentejo e posteriormente para outras localidades do país. 

A iniciativa é coorganizada pela EcoVerney da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, em colaboração com a Câmara Municipal de Évora e a Direção Regional de Cultura do Alentejo, com o apoio do Cabido da Sé de Évora CIMAC, GESAMB, IPF, CCDRA e DELTA-Cafés.