Linhas de Elvas
Talho Escarduça
Elióptica Fevereiro 2019
Nutriprado
Neurofit
Linhas Rádio 2019
Liberdade Branco
Liberdade Branco

Orçamento de Estado

Associação Portuguesa de Imprensa defende benefícios fiscais para quem comprar jornais

A Associação Portuguesa de Imprensa defende, no âmbito do Orçamento do Estado para 2019, a criação de benefícios em IRS para quem comprar jornais e revistas e em IRC para pequenos anunciantes que publicitem nestes meios.

26 Novembro 2018

A Associação Portuguesa de Imprensa defende, no âmbito do Orçamento do Estado para 2019, a criação de benefícios em IRS para quem comprar jornais e revistas e em IRC para pequenos anunciantes que publicitem nestes meios.
“As nossas propostas têm como principal objectivo incentivar a aquisição de jornais e revistas em qualquer suporte, incentivar a aquisição de publicidade por pequenos anunciantes e responder de forma eficaz ao apelo da Comissão Europeia na luta contra a desinformação e a manipulação jornalística com acções de literacia e de curadoria”, disse à agência Lusa o presidente da Associação Portuguesa de Imprensa (API), João Palmeiro.
Segundo a Lusa, a associação já se reuniu com os grupos parlamentares, para que haja um “reforço do benefício fiscal para as famílias e pequenos anunciantes com desconto no IRS e IRC, respectivamente”, explicou João Palmeiro.
A associação sugere a inclusão de uma nova alínea para “despesas com a aquisição de publicações periódicas, que permita a dedução à colecta do IRS pelos membros de um agregado familiar”, isto até uma despesa total de 250 euros e sustentada por facturas.
Para os pequenos anunciantes, a associação propõe que, “para determinação do lucro tributável dos sujeitos passivos de IRC, os encargos correspondentes ao investimento em publicidade sejam considerados em 150% do respectivo montante contabilizado como custo do exercício, assim incentivando esse mesmo investimento”.
De acordo com a Lusa, a associação quer quer sejam criadas acções de literacia nas escolas e em universidades seniores, disponibilizando 10 jornais digitais para cada turma.

In: revista Meios & Publicidade